Cidades

Antônio Prado

Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
A Cidade mais Italiana do Brasil

Onde todos os dias e noites são italianas. Antônio Prado é uma cidade de pouco mais de 13 mil habitantes, e com o seu jeito único de ser tem capacidade de encantar quem passa por ela.
Entre os vários casarios existentes, 48 deles são tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à imigração italiana no Brasil.
Mas isto é só o começo do encanto, o artesanato é único, das mãos habilidosas das senhoras são produzidas peças de frivolité, macramê, crivo, bainha aberta, entre outras técnicas com linha, o artesanato também pode ser encontrado em peças feitas com base de palha de milho e trigo.
Nas ruas pacatas, podemos encontrar as pessoas falando em dialeto veneto, o que remete há outro tempo e local.
Os corais que são vários, constantemente se apresentam na praça, eventos, igreja e ecoam com suas vozes para todos ouvirem as canções trazidas pelos imigrantes italianos, tem também as danças folclóricas, as manifestações de fé, que estão em todos os lados, seja, nas festas religiosas, nos capitéis, na gruta natural e nas procissões constantes.
Comme Sti Anni, projeto que acontece em determinados dias na casa da Dona Zilba, definitivamente é uma volta ao passado, os “nonos” jogando quatrilho e mora, o fogão exalando o cheiro da polenta brustolada e do brodo da sopa, uma vasta gastronomia que já satisfaz apenas com o olhar.
Os vales que rodeiam esta região protegem este pedaço do Brasil, que é único e espera você para se encantar com nossas belezas e cultura.

http://www.antonioprado.rs.gov.br

como chegar

Programação em
Antônio Prado

Realização

Patrocínio

Apoio